domingo, 4 de maio de 2014

Prorrogação é parte do jogo. Integralmente. E ponto final.

Severino Filho (Buim)

Não é de hoje que ouvimos a mesma pergunta: o resultado da prorrogação faz parte do placar do jogo? O time tal ganhou na prorrogação, mas o jogo foi empate, certo? O jogo foi empate ou o time x venceu? E tantas outras também me são feitas e a outras pessoas que vivem neste universo chamado futebol. O título sugere que minha palavra seja um ponto final. Longe disso. Mas, entendo, o que diz a FIFA deve ser respeitado como ponto final. E é isso que vamos tentar mostrar depois de tantas perguntas que já me foram feitas após a vitória do Piauí em Barras, no 1° turno, e desde a noite de ontem, quando o 4 de Julho venceu o Flamengo.

SUBSTITUIÇÕES

O número máximo de substituições permitidas em um jogo oficial é três. Se o time faz três substituições no tempo normal, não pode mais fazer nenhuma na prorrogação. Se faz duas no tempo normal, tem direito a mais uma na prorrogação. E se não faz nenhuma no tempo normal, tem direito a fazer três na prorrogação. Por qual motivo? Pelo fato de ser o mesmo jogo. A prorrogação não é divorciada dos 90 minutos. O jogo foi prorrogado, ele não terminou, continua em andamento.

CARTÕES AMARELO/VERMELHO

Se um atleta é advertido com cartão amarelo no tempo normal, uma segunda advertência, na prorrogação, ocasionará na expulsão do mesmo. Se a prorrogação não fosse a continuação, a sequência do jogo, ele poderia levar cartão amarelo novamente. Seria o primeiro da prorrogação. Mas o jogo é o mesmo, apenas teve seu tempo acrescido em mais 30 minutos. Assim, um cartão amarelo no tempo normal e outro na prorrogação resulta na expulsão do atleta.

COMO A FIFA REGISTRA ESTES CASOS


No principal evento do futebol mundial, a Copa do Mundo, a FIFA trata do assunto tal qual o entendimento do SITE DO BUIM. Para que não paire mais nenhuma dúvida, veja a reprodução desta publicação da FIFA, referente a Copa de 94, nos Estados Unidos. Nosso exemplo vai ser a campanha da Itália.


Acima você pode ver a campanha da Itália na primeira fase, onde ficou no Grupo E. Você pode observar que a FIFA coloca o placar no canto superior esquerdo da ficha técnica. O placar final vem seguido do placar do 1° tempo, que é registrado entre parênteses. Logo, a campanha da Itália naquela 1ª fase foi a seguinte:

ITÁLIA 0x1 IRLANDA (1° tempo, Irlanda 1x0)
ITÁLIA 1x0 NORUEGA (1° tempo, 0x0)
ITÁLIA 1X1 MÉXICO (1° tempo, 0x0)


Na segunda fase, o adversário da Itália foi a Seleção da Nigéria. Aqui, como houve prorrogação, a FIFA registra, pela ordem, o placar final do jogo (1 a 2), e, entre parênteses, o placar do 1° tempo (1 a 0) e o placar final dos 90 minutos (1 a 1). Logo, na segunda fase, temos o seguinte resultado:

 NIGÉRIA 1x2 ITÁLIA (Nigéria 1x0 no 1° tempo e empate de 1x1 no tempo normal)


 
Nas quartas-de-final, o adversário da Itália foi a Seleção da Espanha. Aqui não houve prorrogação e a FIFA registra o placar final do jog e, entre parênteses, o placar do 1° tempo.

ITÁLIA 2x1 ESPANHA (Itália 1x0 no 1° tempo)



Nas semifinais, a Itália também se classificou sem precisar de prorrogação. Assim, a FIFA registra o placar final e, entre parênteses, o placar do 1° tempo.

BÉLGICA 1x2 ITÁLIA (No 1° tempo, Itália 2 a 1)

No pé da página, está inclusa, também, a ficha do jogo final, Brasil e Itália, onde se vê o registro do placar final de 0x0, com a sigla a.e.t., que significa tempo extra acrescido no idioma inglês, ou seja, a prorrogação. E, abaixo, o placar da disputa dos pênaltis, que foi 3 a 2 para o Brasil.



Agora, veja no quadro acima, a classificação final e os números referentes a seleção da Itália.
Se considerarmos, no jogo Nigéria x Itália, o resultado final como sendo apenas o do tempo normal de 90 minutos (1x1), os números da Itália seriam:

7 jogos, 3 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 7 gols pró, 5 gols contra e 12 pontos ganhos

Se considerarmos que o placar final do jogo Nigéria x Itália é o somatório do tempo normal com a prorrogação, ou seja, Nigéria 1x2 Itália, os números finais da Itália serão estes:

7 jogos, 4 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 8 gols pró, 5 gols contra e 14 pontos ganhos

Agora, confira, na publicação da FIFA, qual a opção da entidade maior do futebol mundial. E tire suas conclusões.E um último detalhe que ia esquecendo: o resultado final dos jogos do Piauiense 2014 em que foi necessária a disputa de prorrogação:

1° turno - BARRAS 1x3 PIAUÍ
2° turno - 4 DE JULHO 1x0 FLAMENGO

Um comentário:

  1. Se acabar o tempo e o juiz apitar antes de cobrar o escanteio, na prorrogação continua ou vai perder o perigo de gol?

    ResponderExcluir